Pular para o conteúdo

Alinare

Home » Blog » Joias ou semijoias? Qual a diferença?

Joias ou semijoias? Qual a diferença?

Compartilhar

Para uma revendedora é importante saber a diferença entre joias ou semijoias, até mesmo para explicar para as clientes como são feitos esses acessórios tão amados. 

Por isso, entender quais são os processos de produção das peças ajuda a identificar como são classificadas.

Joias ou semijoias: Saiba os principais critérios para identificar

Tanto em joias, como em semijoias, são feitos todos os tipos de modelos: brincos, colares, pulseiras, braceletes, etc. Mas, a base da semijoia é o latão, enquanto as joias são compostas por metais nobres. 

Primeiramente, o acabamento diz muito sobre a peça. Os metais nobres são mais maleáveis, por isso as joias possuem partes detalhadas, mais reluzentes e consequentemente são estimadas em maior valor. 

É importante também se atentar à marcação da prata. Normalmente, as peças composta por esse metal, possuem a gravação “925” em alguma parte.

A qualidade de uma joia

Após a produção, as semijoias passam por um processo de cobertura do metal não nobre com o metal nobre, o famoso banho de ouro ou ródio, durante o acabamento. A espessura, conhecida como milésimos, depende do fabricante e indica o grau de durabilidade. Ou seja, quanto maior o número, normalmente entre 5 e 10 milésimos, melhor a qualidade. 

De forma resumida, a galvanoplastia, o que são chamados de banhos, é o processo químico que sobrepõe camadas de metais nobres em joias ou semijoias para dar mais brilho, aumentar tempo de vida útil de cada peça, além de possuir propriedades antialérgicas e também alterar a tonalidade, por isso,  joias em prata também podem ser douradas, por exemplo.

Neste ponto, as joias e semijoias se assemelham, o que difere é a matéria prima. Os modelos em latão são as semijoias e as produzidas a partir de metais nobres, as joias.

Com os cuidados adequados, ambas irão permanecer com boa aparência durante o tempo.

Conheça as joias em prata da Alinare 

A Alinare é uma empresa com 20 anos de experiência no mercado de atacado de joias em prata e se destaca pela variedade de modelos e excelência em qualidade. 

Clique aqui para fazer seu cadastro de revendedora para receber o catálogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.