Já se perguntou se vender joias online é uma boa ideia para seu negócio? A internet tem abraçado cada vez mais o mundo e o número de usuários dessa tecnologia apenas salta de ano em ano. É importante estar aberto a novas possibilidades, independente do negócio e ramo, sempre há espaço no mundo online.
Se você está pensando em se inserir neste mundo repleto de possibilidades, preparamos para você 6 dicas para vender joias pela internet e uma dica bônus no final deste texto. Venha conferir!
6 Dicas para vender joias na internet:
1. Selecione o seu nicho e público alvo
Muitas revendedoras de joias iniciam sua jornada diretamente no online, outras estão fazendo esta migração e adicionando o online como uma das suas formas de venda. Independente da sua situação, é sempre importante ter bem definido quem é seu público alvo.
Definir o público alvo que atenderá e desenhar as personas para ele é fundamental em relação a todo o seu negócio, pois influenciará na sua comunicação, escolha de peças para portfólio, análise de vantagem competitiva e muitos outros fatores.
Veja também: Dicas de argumentação para vendedoras de joias
2. Organize seu portfólio online
Após selecionar um portfólio que tem a cara do seu público alvo, você precisa adiciona-lo na plataforma online que escolheu e organiza-lo. A maioria das plataformas permite que você selecione os produtos dentro de categorias e isso é muito importante para melhorar a experiência do usuário ao navegar em sua loja online. Lembre-se: Organização é tudo!
3. Tenha um plano logístico para entrega
Desenhar um plano logístico para entrega dos produtos é muito importante, pois a partir do momento que seu negócio vira online, você pode receber pedido de diversos lugares, nacionais e internacionais. É importante ter esse planejamento logístico desenhado e selecionar opções de frete grátis (caso seja uma boa opção para seu negócio) que tornará sua loja ainda mais atrativa para o cliente.
Uma tática usada por muitas empresas é adicionar frete grátis acima de um valor de compra, o que incentiva o aumento do valor de venda para o mesmo cliente, pois desejam adquirir o frete grátis.
4. Faça uma análise de mercado dentro do ambiente online
A análise de mercado e de concorrentes é imprescindível no início e estruturação de um negócio, mas também é importante ao longo dos anos. Especialistas recomendam esta análise semestralmente para se adaptar as mudanças de mercado e se manter a frente da concorrência.
Lembre-se que o ambiente online é mais extenso que o presencial e que seus concorrentes podem ser diferentes em cada ambiente.
5. Escolha a melhor plataforma para você e seu público
Com seu público alvo definido, você precisa se perguntar: Onde meu público está presente? Sem dúvida, uma loja hospedada em um site online nunca é uma má ideia, pois a internet de busca está cada vez mais movimentada pelos usuários. Outra forma de vender online é por meio das redes sociais. Mas, sua análise de mercado deve indicar onde seus esforços devem estar mais presentes.
Em algumas ocasiões, você consegue atingir um público diferente no online do que atinge no presencial, mas pense que seus esforços precisam ser redobrados para conversar com ambos os públicos sem perder sua essência como marca.
6. Invista em marketing digital e boa comunicação
O marketing digital está repleto de possibilidades e com certeza você pode investir em pelo menos algumas delas para decolar seu negócio online. Lembre-se: O mundo online é uma construção de fatores e ter um especialista ou consultor para guia-lo no caminho as vezes é necessário.
Além de investir em marketing online, também é importante unificar sua comunicação em toda mídia social para ser identificada como uma marca única e referência no assunto.
7. Dica bônus: Como tirar fotos de joias
Tão importante quanto a estratégia, temos a apresentação do negócio e das joias no ambiente online. A imagem é a porta de entrada para o usuário continuar a ler outras informações e ter o desejo de compra.
Sabendo disso, preparamos um artigo com dicas de como tirar foto das suas joias e organizar um ensaio fotográfico. Você pode acessa-lo clicando aqui.