Lucro é um termo ao qual todos vendedores estão familiarizados.
Porém o cálculo em cima do lucro de um produto envolve diversos fatores, que você DEVE saber.
Para estabelecer seu método de precificação e ter uma análise precisa de dados, você precisa estar ciente de como calcular seus gastos e lucros. E é sobre isso que iremos debater neste artigo.
Se você busca começar a vender joias, ou até mesmo já revende, definitivamente é necessário que você saiba calcular seu lucro.
Vamos entender os termos corretamente, antes de partirmos para as estratégias.
O que é lucro?
O lucro é muito mais do que o preço de venda subtraído pelo preço de compra.
Vamos separar primeiro o lucro líquido e bruto
- Lucro bruto
- Lucro líquido
O bruto não se trata do nosso lucro final. Esse é o lucro que, como o próprio nome diz, uma conta simples que está apenas relacionada ao produto.
Muito do que se entende errado sobre um negócio, é achar que esse é o verdadeiro lucro.
Já o lucro líquido é o verdadeiro lucro. Através de uma conta e análise mais avançada, que irá contar com todos os fatores que fazem parte da venda de algum produto/serviço.
São esses gastos:
- Despesas variáveis (como comissões)
- Aluguel de local físico
- Softwares de gestão
- Profissionais
- Gastos operacionais
- Outros
Como calcular meu lucro líquido?
- Saiba seu faturamento
- Saiba suas despesas fixas e variáveis
- Assimile os dados
Sabendo seu faturamento e despesas totais, você conseguirá fazer um controle preciso do quanto você realmente teve de saldo final.
Com esses dados você conseguirá saber se seu negócio está indo bem ou não e se você realmente está lucrando em cima do seu produto.
Lições importantes!
Precifique adequadamente
Colocar o valor correto no seu produto é essencial. Um preço competitivo aliado a uma margem de lucro plausível é a receita do sucesso. Com o entendimento das suas joias e inteligência de negócio, você deve saber se ganhará na individualidade ou em escala.
Faça uma pesquisa de mercado e no fim, conclua se você está concorrendo ou não.
Planeje custos e despesas
Além do produto, organize o quanto você irá investir ao total para manter seu negócio viável. Com uma coleta de dados inicial, você conseguirá fazer uma projeção de custos para manter uma organização e a saúde financeira da sua empresa.
Fidelização de clientes
Isso não diz a respeito de controle financeiro, porém, fidelizar os clientes é uma estratégia importante na projeção de ganhos.
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