Moça utilizando uma calculadora.

Aprenda a calcular seu lucro na revenda de joias

Lucro é um termo ao qual todos vendedores estão familiarizados.

Porém o cálculo em cima do lucro de um produto envolve diversos fatores, que você DEVE saber.

Para estabelecer seu método de precificação e ter uma análise precisa de dados, você precisa estar ciente de como calcular seus gastos e lucros. E é sobre isso que iremos debater neste artigo.

Se você busca começar a vender joias, ou até mesmo já revende, definitivamente é necessário que você saiba calcular seu lucro.

Vamos entender os termos corretamente, antes de partirmos para as estratégias.

O que é lucro?

O lucro é muito mais do que o preço de venda subtraído pelo preço de compra.

Vamos separar primeiro o lucro líquido e bruto

  • Lucro bruto
  • Lucro líquido

O bruto não se trata do nosso lucro final. Esse é o lucro que, como o próprio nome diz, uma conta simples que está apenas relacionada ao produto. 

Muito do que se entende errado sobre um negócio, é achar que esse é o verdadeiro lucro.

Já o lucro líquido é o verdadeiro lucro. Através de uma conta e análise mais avançada, que irá contar com todos os fatores que fazem parte da venda de algum produto/serviço.

São esses gastos:

  • Despesas variáveis (como comissões)
  • Aluguel de local físico
  • Softwares de gestão
  • Profissionais
  • Gastos operacionais
  • Outros

Como calcular meu lucro líquido?

  1. Saiba seu faturamento
  2. Saiba suas despesas fixas e variáveis
  3. Assimile os dados

Sabendo seu faturamento e despesas totais, você conseguirá fazer um controle preciso do quanto você realmente teve de saldo final.

Com esses dados você conseguirá saber se seu negócio está indo bem ou não e se você realmente está lucrando em cima do seu produto.

Lições importantes!

Precifique adequadamente

Colocar o valor correto no seu produto é essencial. Um preço competitivo aliado a uma margem de lucro plausível é a receita do sucesso. Com o entendimento das suas joias e inteligência de negócio, você deve saber se ganhará na individualidade ou em escala.

Faça uma pesquisa de mercado e no fim, conclua se você está concorrendo ou não.

Planeje custos e despesas

Além do produto, organize o quanto você irá investir ao total para manter seu negócio viável. Com uma coleta de dados inicial, você conseguirá fazer uma projeção de custos para manter uma organização e a saúde financeira da sua empresa.

Fidelização de clientes

Isso não diz a respeito de controle financeiro, porém, fidelizar os clientes é uma estratégia importante na projeção de ganhos.

Se você não tem ideia de como manter um relacionamento saudável e manter as clientes recorrentes, leia nosso texto sobre estratégias de argumentação que toda vendedora precisa saber.

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