Pular para o conteúdo

Alinare

Home » Blog » Pérolas: Uma tendência que nunca sai de moda

Pérolas: Uma tendência que nunca sai de moda

Compartilhar

As pérolas são um clássico que atraiu o fascínio mundial. Dotada de uma beleza única, foi fundamental para a história da joalheria e da moda. Desde sua descoberta, encantou a todos com sua elegância e delicadeza.

Nesse artigo vamos te contar um pouco a respeito do surgimento do uso das pérolas, como essas raras pedras ganharam o coração de todo mundo e como a linha de joias da Alinare com pérolas irá conquistar o seu!

Como surgiu o uso das pérolas em joias

A pérola é a pedra preciosa mais antiga e devido a sua raridade já foi classificada como a gema mais cara. Já que a cada um milhão de ostras apenas uma produz uma pérola natural.

Seu uso como adorno pessoal surgiu antes de existir tecnologia de polimento, isso porque as ostras fazem todo o trabalho ao se defenderem de um corpo estranho que adentra a concha, revestindo o intruso com uma substância chamada nácar ou madrepérola. Mas, a pérola pode sair em condições consideradas inapropriadas para comercialização, essas pérolas são chamadas de barrocas.

Apesar da história não ser precisa quanto o surgimento do uso da “Rainha das Gemas” em joias, estudam apontam o seu uso em cerca de 2.000 anos a.C. São muito apreciadas desde a Antiguidade e sem dúvida são atemporais!

Em muitos países da Europa durante a Idade Média seu uso foi restrito apenas a aristocracia, após a abolição de leis discriminatórias com a Revolução Francesa, as pérolas tornaram-se tradicionalmente o presente perfeito de noivado e casamento, pois simbolizam pureza e beleza.

Uso das pérolas em linhas clássicas

A partir da marca de joias Tiffany’s, o uso das pérolas propagou no mundo da moda. Coco Chanel as popularizou em seus charmosos colares longos, os tornando clássicos que atraíram o encantamento mundial.

Coco Chanel com colares de pérolas longos

A fama dessas preciosidades naturais cresceu durante a década de 1960, através de personalidades elegantes como Jacqueline Kennedy Onassis com seu belíssimo colar de pérolas de três voltas.

Jacqueline Kennedy Onassis com seu belíssimo colar de pérolas de três voltas

As divas de Hollywood motivaram ainda mais a fascinação, no filme “Breakfast at Tiffany’s” (1961) a atriz Audrey Hepburn foi eternizada com o sofisticado colar como parte do seu figurino.

Em 1962, o prestígio só aumentou quando Marilyn Monroe foi fotografada para a Vogue usando somente pérolas e diamantes.

O brilho encantador dessas raras gemas ganhou o coração de Liz Taylor a “La Peregrina”, em 1969 Richard Burton deu a ela uma das maiores e mais famosas pérolas do mundo no formato perfeito de uma gota, essa pérola foi usada pela realeza até chegar à atriz.

Diferenças entre as pérolas

Atualmente as pérolas podem ser cultivadas em cativeiro tanto no mar como na água doce.

O custo das cultivadas em água salgada acaba sendo bastante elevado. Isso devido à:

  • Profundidade necessária para o cultivo;
  • Quantidade de pedras que são recebidas no interior de cada ostra (até 2 por vez);
  • Tempo que elas levam para ficarem prontas (no mínimo 3 anos).

O cultivo das pérolas de água doce é muito mais simples e os moluscos podem produzir até 10 unidades por vez.

Como a Alinare as aplica em joias de prata

Nós da Alinare nos atentamos a impecável qualidade do produto que você merece, proporcionando o melhor em joias de prata com pérolas naturais e barrocas.

Confira abaixo algumas de nossas peças:

Brinco de pérolas
Anel
Anel
Anel

Venha conversar conosco e se torne uma revendedora de lindas peças em prata com pedras de extrema qualidade, clique aqui.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.