Pular para o conteúdo

Alinare

Home » Blog » Prata 925: Conheça as particularidades dessa joia

Prata 925: Conheça as particularidades dessa joia

Compartilhar

Ouvimos falar com frequência sobre a prata 925 e seu uso em diversos objetos, principalmente em joias. Neste artigo vamos te contar um pouco mais sobre o que é a prata 925, quais seus benefícios e como realizar os cuidados e limpezas adequados para garantir longevidade das suas joias.

O que é prata 925?

A prata é um metal nobre, mas se usado sozinho é um material que tem uma maleabilidade altíssima e não seria possível utilizá-lo na joalheria artesanal, por exemplo. Por isso, a prata é misturada junto com outros metais mais duros para formar o que chamamos de liga e a Prata 925 nada mais é que uma das ligas mais famosas e que utilizada hoje em dia para fabricação de peças em prata.

Junto com a necessidade de mistura da prata com outros metais, surgiu a necessidade de criar regras sobre a pureza da prata. No século XV em Portugal foi criada uma lei que estabelecia que a prata para ser chamada Prata de Lei deveria ter pelo menos 80% de prata e o restante de outros metais, caso fosse usado menos que essa porcentagem, ela não seria mais um material nobre.

No Brasil é considerado prata de lei apenas a Prata 925 e a Prata 950. São as ligas com maior durabilidade e qualidade.

Exemplo de como são compostas:

Prata 925: Sendo 92,5 de prata + 7,5% de outros metais selecionados

Prata 950: Sendo 95% de prata + 5% de outros metais selecionados

Benefícios da prata 925

Qualidade

Este é um dos maiores benefícios para se adquirir e revender joias em prata 925. A qualidade deste material é destaque e sua durabilidade é simplesmente eterna. A maleabilidade deste material permite que sejam feitas peças artesanais incríveis e com excelentes acabamentos.

Material nobre

A prata 925 é considerado um material nobre e de valor, como vimos sobre sua composição no tópico anterior, ela é uma das ligas mais puras que temos. As joias em prata são elegantes e muito requisitadas.

Atemporal

A prata é extremamente adaptável a qualquer tipo de tendência ou moda, o que faz com que esteja sempre presente em qualquer look e estação.

Como limpar prata 925?

É importante sempre ter em mente que as joias precisam de cuidados para se manterem exuberantes por mais tempo. Alguns cuidados que recomendamos e você pode além de segui-los, recomendar para suas clientes sobre as joias em prata 925:

  • Não entre no mar ou na piscina usando suas joias;
  • Não coloque suas joias quando o perfume ou creme ainda estiver molhado na pele, espere a pele absorver;
  • Não deixe peças de prata perto de produtos de limpeza;
  • Não use suas joias quando faz atividades físicas, por conta do suor;
  • Evite expor sua joia a calor intenso.

Esses cuidados vão ajudar sua peça a não escurecer com o tempo.

A limpeza da prata 925 é bem simples, você pode utilizar uma flanela seca para realizar a limpeza passando a joia na flanela ou lava-la com sabão neutro. No caso de lavá-lo com sabão neutro, você seguirá o seguinte passo a passo:

  1. Passe o sabão neutro na peça com uma escova de dentes bem macia;
  2. Enxágue em água corrente
  3. Enxugue muito bem a peça com uma toalha macia.

Estes cuidados de preservação e limpeza são importantes para as peças e vão garantir a qualidade das joias em prata por muito tempo, uma vida toda, como é esperado.

A Alinare utiliza a prata 925 para fabricar suas joias e garantir peças de extrema qualidade. Seja uma revendedora Alinare e leve aos seus clientes o melhor da joalheria, clique aqui e cadastre-se, em breve uma de nossas atendentes entrará em contato.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.