Iniciou a revenda de joias em prata, mas às vezes, quando considera um novo fornecedor, ainda tem dúvidas sobre a qualidade do material que estão lhe oferecendo?
Escrevemos esse artigo para lhe ajudar nesse ponto. Aqui você aprenderá de diversas formas a identificar se uma prata é verdadeira ou não. Esperamos que goste do conteúdo.
Como saber se a prata é verdadeira?
A prata é um material nobre e valioso, o que acaba tornando-a alvo de falsificações. Entendemos o seu receio de acabar comprando uma prata e depois de revendê-la, a cliente notar que não era prata verdadeira ou que era uma prata de baixa qualidade.
Sua reputação no mercado é uma das suas fortalezas, preze por ela.
Além das formas de identificar se a prata é realmente verdadeira — que falaremos a seguir — você também deve procurar fornecedores confiáveis que lhe provem a qualidade do seu material, mostrando que não apenas a prata é verdadeira, mas que possuem um bom atendimento e políticas de devolução em caso de defeitos.
Aprenda sobre os selos de prata
Ao se deparar com uma peça, a primeira coisa a procurar é o selo de autenticidade. Ele fica impresso na peça, geralmente em um local bem discreto, como no seu interior. Por exemplo, uma marca “925” indica que é Prata 925, ou seja, 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais.
No Brasil, encontramos Prata 925 e Prata 950.

Faça o teste do ímã
A prata não é um metal magnético, então um ímã não deve grudar em uma joia de prata autêntica. Se grudar, muito provavelmente não é prata legitima ou tem uma grande quantidade de outros metais na sua composição.
Atente-se a cor e ao brilho
A Prata 925 e a Prata 950 possuem um brilho branco frio e um tom de cinza prateado, já as pratas falsificadas podem ser brilhantes demais ou ter um fundo mais amarelado na cor.
Garantia e procedência
Ao trabalhar com joias em prata, estar seguro da qualidade das peças é fundamental para conquistar e manter a confiança dos clientes. Nesse contexto, a garantia e procedência são aliados indispensáveis para quem deseja atuar de forma profissional no mercado de revenda.
Por isso, sempre solicite informações sobre a procedência das joias que você adquire, como origem da prata para seu fornecedor. Assim, você estará bem respaldado(a) caso surjam dúvidas ou questionamentos por parte dos clientes.
Afinal, confiança é um dos pilares mais importantes no mundo da revenda de joias.

Como saber se é prata ou aço?
Aqui, podemos utilizar os pontos mencionados acima:
- Verifique o selo de autenticidade: se for prata legitima, terá o selo garantindo o seu valor. Se for aço, não terá esse selo.
- Use um ímã: a maioria dos tipos de aço são magnéticos, o que significa que o ímã será atraído pelo objeto. Ao contrário da prata, que não é magnética.
- Cor: como falamos anteriormente, a prata tem um brilho branco frio ou um tom de cinza prateado. O aço geralmente é cinza-escuro ou prateado opaco. Porém, só pela cor, você pode confundir a prata e o aço inoxidável, já que ambos podem parecer semelhantes nesse ponto.
- Peso: a prata é mais densa e pesada do que o aço. Dessa forma, se você tiver duas peças de dimensões parecidas e uma for mais pesada que a outra, provavelmente a mais pesada é de prata.
Erros Comuns ao Identificar Prata

Ao tentar identificar se uma peça é de prata verdadeira, é comum cair em armadilhas ou acreditar em mitos que podem levar a erros. Embora existam testes simples para verificar a autenticidade, confiar em apenas um fator pode resultar em conclusões equivocadas. Vamos explorar alguns erros comuns e como evitá-los.
Acreditar que peças não magnéticas são sempre de prata
Um dos testes mais populares para verificar a autenticidade da prata é o teste do ímã, já que a prata não é magnética. Porém, muitos outros metais, como o alumínio e o cobre, também não são magnéticos, o que significa que passar no teste do ímã não garante que a peça seja prata legítima.
Dica: Use o teste do ímã como um indicativo inicial, mas combine-o com outros métodos, como a verificação do selo de autenticidade ou o teste de peso.
Confiar apenas na cor ou no brilho da peça
A prata tem um brilho branco frio característico, mas algumas falsificações modernas conseguem replicar essa aparência com extrema precisão. Metais como o aço inoxidável ou até revestimentos de cromo podem enganar os olhos, especialmente em peças novas e polidas.
Dica: Observe a peça em diferentes tipos de luz e procure por selos como “925” ou “950”. Mesmo com aparência semelhante, metais falsificados frequentemente não possuem esses indicadores.
Não considerar a densidade da prata
A prata verdadeira é um metal relativamente denso e pesado. Ignorar esse fator pode levar a confusões, especialmente ao comparar peças de dimensões similares feitas de outros materiais mais leves.
Dica: Compare o peso da peça com outra de tamanho semelhante, de preferência já identificada como prata verdadeira.
Não se atentar a falsificações com banho de prata
Algumas peças de metal comum são revestidas com uma fina camada de prata, o que as torna visualmente idênticas à prata maciça à primeira vista. No entanto, com o tempo, esse revestimento pode desgastar, expondo o material base, que geralmente é de baixa qualidade.
Dica: Examine bem a peça e verifique a presença de selos de autenticidade. Em caso de dúvida, realize testes mais específicos, como o teste de ácido nítrico.
Ignorar a procedência da peça
Adquirir prata de fornecedores desconhecidos ou sem comprovação de procedência pode aumentar os riscos de adquirir peças falsas ou de baixa qualidade. Muitos revendedores confiam apenas na aparência e acabam sendo enganados por imitações.
A Alinare é referência em joias em Prata 925 no mercado brasileiro. Sempre antecipamos tendências e garantimos a qualidade dos nossos produtos. Quer entender como funciona a parceria com a Alinare? Então, entre em contato conosco.