Será que vender prata é um bom negócio? Prata 925 é joia ou semijoia? Qual a melhor opção para iniciar um negócio?
Dúvidas como essas costumam aparecer para quem está começando a dar seus primeiros passos no mundo do empreendedorismo: Qual produto irei vender, Prata 925 ou semijoia? Existe uma opção melhor que a outra?
Esse tipo de dúvida é comum, pois quando olhamos o mercado vemos exemplos de negócios muito bem estruturados dos dois lados. Então, é normal ficar confusa e meio perdida na hora de tomar essa decisão.
MAS TENHA CALMA! Nós estamos aqui para te ajudar a entender melhor sobre a prata e as semijoias. Vamos começar?
Primeiro, o que significa Prata 925?
Prata 925 significa que essa prata tem uma liga onde 92,5% dela é composta por prata pura e 7,5% é composta de outros metais.
Prata 925 é joia ou semijoia?
A Prata 925 é uma joia. Ela tem uma liga onde 92,5% dela é composta por prata pura e 7,5% é composta de outros metais.
A Prata pode ter outras proporções, como a Prata 950 (95% de prata e 5% de outros metais).
Tanto a Prata 925, como a Prata 950 são liberadas por lei no Brasil. Essa mistura garante qualidade e durabilidade para as peças.
O que caracteriza uma semijoia?
As semijoias, ao contrário das joias em prata, são feitas com metais menos nobres. Como:
- Latão;
- Cobre;
- Zamak;
- Outros.
Esse metal é a base da semijoia. Ela recebe um banho com uma camada de um metal nobre, como o ouro ou a prata.
Esse banho com material nobre é feito pelo processo de galvanoplastia. Esse processo garante uma fina camada do metal nobre sobre o metal menos nobre. Essa combinação garante peças mais acessíveis financeiramente.
Vender prata é um bom negócio ou devo escolher semijoias?
Com certeza vender prata é um bom negócio. As joias em prata tendem a ter uma durabilidade muito maior se comparada com a semijoia. Ter cuidado com as peças também é fundamental.
Reforçamos que na sua escolha de revender Prata 925 ou semijoia, você deve olhar para o público alvo que deseja atingir. A semijoia tende a ser bem mais barata que a prata e possui um público alvo diferente daqueles que compram prata.
Agora que entendemos a diferente entre a prata e a semijoias, vamos comparar mais alguns pontos para lhe ajudar a tomar a decisão sobre revender joias ou semijoias:
Qualidade
Prata 925:
A peça é composta totalmente de metal nobre, como a Prata 925.
Semijoia:
A peça é composta por material de alta qualidade (como, por exemplo, o latão) e recebe um banho de metal nobre, como ouro ou prata.
Durabilidade
Prata 925:
Joias de são muito mais resistentes e duradouras pela sua composição que é integralmente de metal nobre. A prata 952 ainda conta com acabamento e confecção mais trabalhados.
Semijoia:
Tem boa duração, porém fornecidos de cuidados redobrados para não terem arranhões e banhos com metal nobre para manter a sua qualidade.
Demanda
Prata 925:
Joias são sempre muito requisitadas pela sua exclusividade. Dificilmente se vai a um lugar e se encontra duas pessoas utilizando joias iguais. Suas características em seu material e pedras fazem com que sejam sempre desejadas por todos.
Semijoia:
Seu preço acessível e boa qualidade faz com que sejam altamente comercializadas. Mesmo não possuindo a exclusividade e qualidade, pois semijoias são uma boa opção para o dia a dia.
Prata 925 ou Semijoia? Agora você consegue avaliar e definir qual é mais vantajoso para o seu negócio. Manter-se atualizada sobre tendências é muito importante. Por isso, continue acompanhando os conteúdos.
Considera a parceria com a Alinare. Possuímos joias em Prata 925 de alta qualidade. Caso deseja falar conosco, clique aqui.