Pular para o conteúdo

Alinare

Home » Blog » Entenda o que é banho de ródio em joias de prata e sua importância

Entenda o que é banho de ródio em joias de prata e sua importância

Compartilhar

A galvanoplastia é um processo químico que origina os banhos, como o de ouro e o de ródio. De forma resumida, são sobrepostas camadas de metais nobres. Isso ocorre para dar acabamento nas peças e manter a beleza delas por mais tempo. 

É importante saber que essa técnica precisa ser aplicada por profissionais. Afinal, requer cuidados especiais para que as joias não sejam danificadas.

Leia esse artigo para entender o que é o banho de ródio e o de ouro.

O que é o banho de ródio e como funciona

O ródio é um metal escasso e é um dos mais nobres do mundo. É muito utilizado no banho em joias por ter uma cor semelhante à prata e por sua excelente durabilidade. Ou seja, além de ter propriedades que permitem dar brilho às joias, o ródio aumenta o tempo de vida útil de cada peça e as torna reluzentes e mais belas. 

Dentro deste mesmo grupo, o ródio negro possui a mesma função, mas transforma a cor das joias para um tom mais escuro, chegando ao preto.

Para entender um pouco melhor como esse processo funciona, o banho de ródio é feito em uma cuba de vidro com uma mistura de substâncias: água, ácido sulfúrico e sulfato de ródio com uma placa de platina ao fundo para auxiliar na fixação do ródio na joia. Caso você queira saber o que é o banho de ródio em aspectos técnicos, veja as etapas:

  • Limpeza das joias
  • Selagem com submersão no cobre alcalino
  • Passagem pelo cobre ácido para o nivelamento
  • Banho antialérgico
  • Banho do metal nobre desejado: ouro, ródio, prata
  • Acabamento

Banho de ouro

As joias em prata também podem receber o banho de ouro. É a partir disso, que surgem as joias com a matéria prima em prata que são douradas.

O processo técnico desse banho envolve o ouro dissolvido em uma solução com vários componentes, que é fixado nas joias através de corrente elétrica. 

A primeira parte deste processo é a limpeza com o desengraxante eletrolítico, para uma absorção livre de manchas e melhor aderência. Depois disso, para eliminar o máximo de imperfeições, é feita a camada de cobre alcalino e também aplicação de base antialérgica.

É a partir disso que acontece a aplicação do banho de ouro. Em complemento, também é feita mais uma camada para proteção e depois a etapa de secagem, em que as joias são inseridas em forno para eliminar resíduos líquidos.

Além de ficarem lindas em tons dourados, o ouro é resistente à oxidação e aos efeitos do tempo.

Qualidade e durabilidade das joias da Alinare

Um dos diferenciais da Alinare é a excelência em qualidade em peças clássicas com design moderno e sofisticado. Todas as peças passam pelas etapas de banhos, de ródio ou de ouro.

Clique aqui para ser uma revendedora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.