Pular para o conteúdo

Alinare

Home » Blog » Banho de ouro: Tudo o que você precisa saber

Banho de ouro: Tudo o que você precisa saber

Compartilhar

Certamente você já se encantou com alguma joia banhada a ouro. Clássicas e elegantes essas peças são indispensáveis na composição do visual!

Mas, você sabe a diferença entre o folheado e o banhado a ouro? Acompanhe nesse artigo quais as vantagens e desvantagens de cada processo, e saiba como escolher uma linda peça de excelente qualidade.

O que é o banho de ouro?

Brincos banho de ouro

Uma das etapas da produção de uma joia banhada é o processo de galvanoplastia, onde o ouro dissolvido em uma solução com diferentes componentes químicos recobre a peça em várias camadas através de corrente elétrica a deixando idêntica a uma joia de ouro maciço.

Dessa forma, garantindo a estonteante beleza e a sua durabilidade, visto que o ouro é muito resistente às ações naturais do tempo e aos efeitos da oxidação. Você pode conferir como acontece o passo a passo do processo da galvanoplastia clicando aqui.

Para diferenciar e classificar uma peça há os milésimos de banho de ouro, que são a quantidade de ouro utilizado no processo de galvanização, quanto maior a espessura da camada de ouro maior será a qualidade final de uma joia.

  • Até 1 milésimo é o banho de ouro tipo “flash”, utilizado na fabricação de bijuterias.
  • De 1 a 2 milésimos é um banho com baixa durabilidade.
  • De 3 a 4 milésimos trata-se de um banho com boa durabilidade, principalmente para artigos que quase não tem atrito com o ambiente externo e com a pele.
  • De 5 a 7 milésimos refere-se aos banhos com ótima durabilidade, sendo uma quantidade satisfatória para os diferentes tipos de brincos sem que haja nenhuma perda do seu valor.
  • De 8 a 10 milésimos são os banhos com excelente qualidade e durabilidade.

Qual a diferença entre o folheado a ouro e o banhado a ouro?

Anel banhado em ouro

É muito comum utilizarem esses dois termos com o mesmo sentido, no entanto, se referem a processos distintos.

Folhear a ouro é uma técnica bastante antiga que foi muito marcante durante o período Barroco, usada nos adornos das igrejas históricas. No Brasil ainda há igrejas barrocas que esbanjam essa arte.

Nesse processo, também conhecido como chapeamento, a peça base recebe uma fina folha do material precioso sobre a superfície e através do depósito do metal , ocorre a aderência na superfície.

Já no banho de ouro, como remete o nome popular, o metal base é submerso no material precioso, utilizando uma corrente elétrica para que haja a fixação através do processo de eletrólise, como explicado anteriormente.

Apesar de parecer uma forma mais complexa é a técnica mais prática e rápida. Mesmo o efeito estético de ambas sendo parecidos, o banho de ouro garante uma finalização mais uniforme que a folheação. Além do mais, as joias banhadas são mais valiosas, pois tem uma espessura maior de ouro revestindo a peça e a sua durabilidade e resistência é muito superior.

Devido à praticidade, versatilidade e a alta qualidade que o banho de ouro proporciona, atualmente esse método corresponde quase a totalidade na joalheria.

Quais as vantagens do banho de ouro?

Aneis banhados em ouro

Além da beleza indiscutível que o banho de ouro traz para as joias, ele é responsável por muitos benefícios tanto para quem vai desfilar com elegância por aí, e para quem vai revender essas peças de extrema qualidade.

Como já mencionado, o banho de ouro aumenta consideravelmente a qualidade e a resistência das peças, garantindo que o encanto permaneça intacto durante muitos anos.

Apesar da delicadeza desse procedimento, quando produzidas por especialistas com excelência, a aparência das joias banhadas fica idêntica as de ouro maciço, mantendo o valor estético por um preço mais acessível.

Como os metais nobres não oferecem risco à saúde da pele, esses produtos são antialérgicos.

Por serem muito mais valiosas do que os artigos feitos com materiais menos nobres, elas refletem na maior lucratividade para quem revende joias em banho de ouro.

E evidentemente o brilho inigualável do banho de ouro é responsável por dar vida aos acessórios, trazendo esplendor e elegância para sua composição.

Banho de ouro em peças de prata

Joias Alinare banhadas em ouro

O banho com metais nobres pode ser feito sobre vários materiais, desde o níquel e o latão até a prata, por isso é importante salientar que o banho por si só não garante a qualidade total de uma peça.

Além dos metais nobres utilizados, do cuidado e do profissionalismo com que é feito cada revestimento, para garantir o resultado de alto padrão a peça já precisa ter uma boa qualidade.

À vista disso, os banhos de ouro da Alinare são feitos sobre a prata. A excelência em qualidade é marca registrada das joias da Alinare. As peças contam com um ano de garantia para banhos e cravações. Confira nossa linha no banho de ouro com design moderno e sofisticado e se apaixone!

Deseja ser uma revendedora Alianre e espalhar beleza por aí? Converse conosco e saiba.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.