Você já deve ter reparado que o mundo das joias é feito de detalhes. Saber a respeito desses detalhes é muito importante, pois se torna um diferencial nas suas vendas.
Quanto mais você sabe mais pode ajudar as suas clientes e isso pode ter grande influência positiva no momento decisão de compra dela. Por isso nesse artigo vamos explicar mais sobre as cravações — lindos detalhes que são verdadeiras obras de arte.
O que é a cravação?
Cravação é uma técnica criada por joalheiros para fixar pedras em joias. Esse procedimento requer muita atenção para que a qualidade seja mantida e haja a valorização da peça. Uma vez que existem uma variedade de gemas e diferentes tipos de lapidação e a cravação está diretamente ligada ao formato da lapidação e o designer do acessório que receberá essa técnica.
Como resultado foram criadas diversas técnicas de cravação para atender as diferentes gemas, tipos de lapidações, designers e metais das joias.
O tipo de cravação também está relacionado com o objetivo da peça em questão, seja uma joia para festa, um anel de noivado ou um acessório para o dia a dia.
Dentre tantos tipos de cravação, selecionamos os principais para você estar por dentro de cada detalhe das joias que você revende.
Tipos de cravação
Inglesa
Esse é o método mais antigo e tradicional de cravação, pois pode ser aplicada em diversos formatos de lapidação.
Nessa técnica a gema é inteiramente envolvida pela base de metal da peça. Devido à maneira que a pedra é encaixada, polida e fixada no acessório a cravação inglesa é considerada um dos estilos de cravação mais seguros que existem.
A cravação inglesa pode ser utilizada em diferentes designers, dessa maneira possibilitando vários tipos de acabamento, feito de forma reta, arredondada ou com detalhes ao redor da peça, entre outros. Todos esses aspectos irão refletir na estética e a apresentação final da joia.
Confira na foto a seguir a inegável beleza, versatilidade e segurança desse estilo de cravação.
Princesa
Neste tipo de cravação as pedras são encaixadas e presas à joia através de garras ao redor de uma gema central. Essa técnica é muito empregada em lapidações facetadas e transparentes, pois a estrutura permite maior entrada de luz conferindo um resultado encantador. Para que isso aconteça é necessário um planejamento completo do designer da joia, das pedras e das garras.
Geralmente após esse estudo do acessório, são construídas as garras e depois presas ao conjunto da joia para em seguida serem dobradas sobre a gema. Isso porque as garras irão depender do tipo de lapidação, do designer e do formato da joia.
O acabamento é outro processo importante, é fundamental muita atenção para que não haja o desalinhamento, prejudicando a reflexão da luz, o visual, e podendo deixar cantos vivos na peça que podem prender e desfiar o tecido da roupa da pessoa.
Todo esse desenvolvimento revela joias deslumbrantes, confira a seguir uma foto da cravação princesa.
Pavê
A cravação pavê ou micro cravação é um dos tipos de cravação mais sofisticados, portanto, requer profissionais altamente qualificados para a produção dos acessórios com essa técnica.
O nome desse modelo de cravação vem do francês “pavé” e remonta a um estilo de calçamento feito com pedras. Assim como acontece nesse tipo de pavimentação — uma pedra encaixada no lado da outra — as joias com esse estilo de cravação apresentam o mesmo objetivo de revestir o acessório com as gemas. Mas no caso das joias a montagem fica invisível a olho nu, dando a aparência de que as pedras flutuam na peça.
Inicialmente é feito um estudo da área onde as pedras serão cravadas para que as gemas sejam posicionadas lado a lado o mais próximo possível. Após é feito inúmeros furos milimétricos na peça de metal, para então dispor as gemas seguindo um padrão de posicionamento.
Como já falamos o tipo da gema, seu tamanho e o formato de lapidação influenciarão no processo dessa técnica. Para que o acessório não enrosque nas roupas, nenhuma pedra caia e para que todas as pedras fiquem dispostas uniformemente é necessário muita atenção e cuidado.
Fica evidente quanta habilidade e experiência do profissional esse procedimento exige, não é mesmo?
Sem dúvida as cravações são verdadeiras obras de arte! Confira a seguir um modelo de cravação pavê da Alinare.
A Alinare realiza todos esses tipos de cravações, criando obras de arte com designers modernos e exclusivos, sempre com atenção a cada detalhe para encantar a sua cliente.
Se você ainda não é uma revendedora Alinare, clique aqui e saiba mais!