Já não é mais uma surpresa ver empresas de varejo, atacado e diversos outros segmentos migrando para as vendas pela internet. Na verdade, quem ainda está iniciando essa transição já está um pouco atrasado. Com a joalheria não é diferente, muitos negócios de joias a artigos de luxo passaram a vender seus produtos na internet, aumentando seu alcance para todo o país.
Você ainda não criou o seu site para vender joias? Não se preocupe, preparamos um guia para te ajudar a criar o seu e-commerce de joias.
Como criar seu site para vender joias
Passo 1: Escolher a plataforma para criação do site.
Esse é o passo mais importante da sua jornada. Por isso, vamos te deixar algumas dicas para facilitar sua escolha.
Começando pela facilidade que você ou alguém da sua equipe precisa para utilizá-lo. Ainda que você busque um desenvolvedor profissional para criar o seu site e deixá-lo atraente, o trabalho não para por aí. Você precisará fazer atualizações constantes para colocar ou retirar produtos, criar novas categorias, etc. Ficar dependente de um desenvolvedor pode virar uma dor de cabeça. Então, busque por uma plataforma que você ou alguém da sua equipe consiga fazer a gestão e edição do site. Plataformas low-code ou no-code são uma ótima opção para a criação de sites sem a necessidade de utilização de códigos, por exemplo.
Passo 2: Escolher um tema atraente e de fácil navegação
Quando você for escolher o tema do seu site, pense no usuário final. A experiência do usuário é muito importante para que seu site dê certo. Então, além de ser um site bonito, ele deve ser organizado, rápido e de fácil navegação.
Passo 3: Integrar seu site a uma plataforma de pagamentos
Essa dica é para facilitar a sua vida, principalmente. Pesquise sobre as plataformas de pagamento online disponíveis no mercado e busque pela que mais irá facilitar a sua rotina e gestão, e a experiência do seu cliente.
Passo 4: Garantir a segurança no seu site de revenda de joias
É importante garantir que o seu site seja seguro e que as informações dos seus clientes estejam seguras e seguindo todos os critérios estabelecidos pelas leis de proteção de dados. Isso pode incluir a utilização de criptografia para proteger as informações de pagamento dos clientes, bem como a implementação de medidas de segurança adicionais, como verificação de autenticidade de endereço de e-mail e número de telefone. Além disso, é importante ser transparente com os clientes sobre suas práticas de privacidade e segurança, para que eles saibam que suas informações estão seguras no seu site.
Passo 5: Aplicar técnicas de SEO no seu site
Bom, chegamos até aqui, site criado, seguro, bem organizado e com boas fotos dos seus produtos. Mas ele não aparece nas buscas do google. Para isso acontecer, você precisa aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca) no seu site.
O que é isso? Fazer o SEO é, na prática, aplicar técnicas de otimização nas páginas do seu site, que irão fazer com que os mecanismos de busca (Google, por exemplo) considerem o seu conteúdo relevante o suficiente para estar bem posicionado, ou seja, aparecer nos primeiros resultados de busca para “x” pergunta ou palavra. Uma dica de ouro: busque por um especialista para otimizar o SEO do seu site.
Dicas extras para quem quer criar um site para vender joias
Bom, agora que você já sabe como criar um site para vender joias, vamos te deixar algumas dicas importantes.
- Certifique-se de que o seu site é responsivo e fácil de usar em dispositivos móveis, os mecanismos de busca consideram isso muito relevante na hora de posicionar o seu site.
- Utilize imagens de alta qualidade e zoom para que os clientes possam ver detalhes das joias.
- Organize seu site por categorias, cores, tipos e tamanhos de produtos. Lembre-se que a experiência do usuário é um ponto determinante para o sucesso do seu site de revenda de joias.
- Mantenha seu site sempre atualizado.
- Aplique técnicas de marketing, como, por exemplo, o AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), técnica que ajuda o visitante do seu site a avançar mais rápido para um cliente potencial.
Para finalizar, criar um site para vender joias exige a escolha de uma plataforma de criação de sites, a seleção de um tema atraente e fácil de usar, a inclusão de fotos e descrições detalhadas dos produtos, assim como informações de contato e formas de pagamento e, claro, a garantia de segurança e cumprimento das leis e regulamentações aplicáveis ao seu negócio.
Espero que esse passo a passo ajude você. Com essas dicas, temos certeza que você terá sucesso no seu e-commerce.