Final de ano se aproximando e já pensamos em duas das datas comemorativas que mais movimentam o mercado: Natal e Ano Novo.
Nesse artigo, separamos algumas estratégias e dicas únicas para aumentar suas vendas e valor nessa época do ano, transformando a magia das festas em vendas de joias brilhantes.
Vamos começar?
Prepare-se com antecedência
Primeiro, vamos falar sobre a antecedência. Esse é um dos tópicos mais importantes quando falamos de campanhas específicas, seja para um evento ou para uma data comemorativa.
Você precisa se preparar com antecedência.
1. Confira se o seu estoque é adequado para a possível demanda
Nesse momento, você deve analisar o histórico da sua revenda e o quanto a mais as compras demandaram do seu estoque nos anos anteriores. Você precisa aumentar 20%, 30%, 60% do seu estoque?
Caso não tenha histórico de vendas relacionadas ao final de ano, considere o padrão de outras datas comemorativas ou campanhas pontuais que você realizou.
Com esse número em mente, analise seu estoque e faça suas compras com o fornecedor antecipadamente.
Além disso, certifique-se que seu estoque esteja diversificado e atenda a preferência das suas clientes e público. Aproveite para antecipar as tendências comuns na temporada de festas.
2. Prepare sua comunicação
Crie um plano e uma linguagem única para divulgar suas ações de final de ano.
Una suas redes sociais, e-mails, lojas, anúncios e outras formas de marketing e publicidade para anunciar que sua marca está com entregas especiais para o Natal e Ano Novo.
Aproveite para criar expectativa e influenciar seus clientes a anteciparem suas compras.
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3. Treinamento para vendedores
Nunca dispense um treinamento para seus vendedores em novas campanhas ou em datas comemorativas. Eles são os porta-vozes da empresa e devem estar bem alinhados com a comunicação que está sendo realizada em outros canais.
Esse é um dos grandes motivos de começar a planejar suas estratégias de vendas de final de ano com antecedência. A estratégia precisa estar finalizada para também antecipar o treinamento dos porta-vozes.
Veja algumas dicas práticas sobre como preparar sua equipe
Crie ofertas e diferenciais atraentes
Analise o que faz mais sentido para sua loja. Nem sempre o desconto é a melhor estratégia nessas datas. O valor e a experiência podem falar mais alto nesse momento.
Algumas ideias que você pode apostar para se diferenciar na campanha de Natal e Ano Novo:
- Promoções especiais: descontos exclusivos em determinado período de tempo.
- Conjuntos de joias temáticas de Natal e Ano Novo.
- Selecionar conjuntos que facilitem a escolha, por exemplo:
- Presente para mãe.
- Presente para namorado.
- Presente para namorada.
- Presente para esposa.
- Presente para amigo secreto.
- E outros.
- Ofereça entrega gratuita para compras acima de um determinado valor.
- Embalagens exclusivas para presentear.
- Gravações nas joias.
Organize uma experiência de compra inesquecível
Unindo com o tópico anterior, fornecer uma experiência única e inesquecível fará toda diferença para seu cliente, como a facilidade dele encontrar o que deseje ou personalizar suas joias.
Essa boa experiência de compra pode fazer com que ele retorne a comprar com você em outros momentos do ano.
Algumas dicas:
- Certifique que sua equipe de atendimento sabe responder perguntas sobre os produtos e a campanha de final de ano.
- Realize lançamentos especiais para Natal e Ano Novo, com joias exclusivas.
- Crie uma promoção exclusiva para aqueles que já são clientes, gerando lealdade a marca.
Acompanhe seu cliente após a compra
Essa é uma etapa comumente esquecida, mas importante na fidelização e aumento de lucro a longo prazo.
- Solicite Avaliações
Você pode construir uma pesquisa de satisfação simples no Google Forms, por exemplo. Adicione perguntas importantes, mas não deixe o formulário muito longo.
Sugerimos que inicie com 4 ou 5 perguntas de múltipla escolha e um campo aberto para comentários opcionais que seu cliente deseje adicionar.
Você pode enviar o link via WhatsApp ou adicionar um QRCode com o link em um cartão que será entregue com o pedido.
Após alguns clientes, você já conseguirá identificar possíveis deficits na jornada dele e como você pode melhorar a sua experiência de compra.
Esperamos que tenha gostado dessas dicas e que lhe ajudem na sua estratégia para aumentar suas vendas no Natal e Ano Novo.
Caso ainda não seja revendedora das joias Alinare, convidamos você para entrar em contato conosco e conhecer nossos diferenciais. Esperamos por você!