Figital

Figital: como pode alavancar os resultados na revenda de joias? 

O Figital é uma forma de unir o físico e o digital, sendo considerado mais uma forma de aumentar lucros e atender as expectativas dos clientes que buscam a excelência.

A jornada de compra dos consumidores vem se diferenciando ao longo dos anos e teve sua diversificação e aumento nas interações digitais com a pandemia.

Nesse artigo, você entenderá o que é o Figital e como ele pode ajudar você a alavancar os resultados da sua loja de joias.

O que é Figital?

Figital vem do termo em inglês Phygital, que nada mais é, do que a junção das palavras: físico e digital. Mas, o que isso significa?

O Figital surgiu para ser uma união do modelo de compra e relacionamento da marca no mundo online e offline, integrando, assim, o físico e o digital.

A forma de compra dos consumidores está cada vez mais integrada. As pessoas querem ser atendidas e realizar compras tanto no físico, como no digital, e ter a união de todos os canais para atender suas expectativas em relação à marca. O Figital é um termo muito relacionado a famosa estratégia de Omnichannel.

Essa forma de interação com o público auxilia no posicionamento de marca. Além disso, integra sistemas, tanto na fase de pré-venda, como na compra e no pós-venda.

Exemplos aplicados:

  • O cliente compra no e-commerce ou via chat exclusivo e retira seus produtos na loja física.
  • O cliente vai à loja física, escolhe suas peças e opta por realizar a compra online pelo e-commerce.
  • O cliente vai à loja física, seleciona seus produtos e decide pagar online via PIX e já levar seus produtos para casa.
  • O cliente conhece a marca por uma rede social e interage com os conteúdos. Então, decide conhecer a loja física e realizar suas compras.
  • O cliente compra na loja física. Após, recebe um contato do pós-venda informando sobre uma oferta especial. Então, o cliente decide aproveitar e comprar pelo e-commerce.

Qual a importância do Figital para o mercado de joias?

Esta é uma estratégia emergente no mercado. Daqui uns anos se tornará essencial para a sustentação do negócio. Mas, quem conseguir aplicar o Figital em sua empresa agora, sairá na frente dos concorrentes.

Os consumidores estão cada mais exigentes e conectados, por este motivo, adaptar o seu atendimento para unir o mundo offline e o mundo online é tão essencial. Pois, seu cliente está em ambos os lugares.

Além de manter o relacionamento com os clientes já existentes, o Figital possibilita que você, revendedor de joias, abrace novos clientes que possuem um comportamento de compra diferente dos demais que já conquistou.

Aplicar o Figital é importante para manter os clientes existentes e conquistar um novo leque de possíveis clientes.

Em qual momento esse modelo deve ser implementado?

Claro que a estratégia sempre vem antes da ação. Por isso, você precisa entender o momento do seu negócio e traçar o caminho para tornar a sua revenda de joias Figital.

Para iniciar essa caminhada, primeiro observe como está o seu negócio hoje. Separei algumas perguntas reflexivas para você fazer sobre o seu negócio:

  • Já atendo meus clientes pelo whatsapp?
  • Atendo todos que entram em contato comigo pelas redes sociais (Instagram, Facebook, etc) de forma rápida e eficaz?
  • Permito que meu cliente pague via PIX presencialmente?
  • Permito que meu cliente realize seu pedido via chat e retire na minha loja física, sem custos com frete?
  • Realizo vendas na minha loja física, coleto os dados desse cliente e faço um pós-venda com possibilidade de compra online?
  • Mantenho contato com os meus clientes via e-mail ou whatsapp após comparem na minha loja física?

Lembre-se que todas as estratégias de venda, marketing e pós-venda são adeptas do Figital e do Ominichannel. E seu negócio, está preparado para essa transformação?

Trabalhar com o modelo Figital vale a pena para negócios de joias?

Com certeza! O modelo Figital é válido para todos os tipos de negócio, incluindo o ramo da joalheria. Por quê? Porque o consumidor é Figital.

O consumidor não quer ter barreiras no seu momento de compra. Hoje, além de comprar, o consumidor quer ter uma excelente experiência de compra. Sendo a experiência, muitas vezes, importante do que o próprio produto.

Convido você a analisar a sua empresa e pensar em formas de torná-la mais Figital. Como você começaria hoje a integrar o seu negócio no universo online e offline?

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