Pular para o conteúdo

Alinare

Home » Blog » Moissanite: Conheça mais sobre esta pedra

Moissanite: Conheça mais sobre esta pedra

Compartilhar

Você conhece a pedra preciosa que nasceu das estrelas? Devido à sua origem a gema moissanite ficou conhecida dessa forma.

Seu poderoso brilho encanta e fascina! E graças à sua semelhança com o diamante se tornou uma pedra muito requisitada — principalmente pelas noivas.

Confira mais detalhes a respeito dessa deslumbrante pedra preciosa, seus benefícios e diferenças em relação ao diamante e entenda o porquê os moissanites são uma perfeita alternativa para anéis de noivado!

A pedra preciosa que nasceu das estrelas 

A Moissanite (carboneto de silício) é uma pedra preciosa raríssima. Sua beleza estonteante foi descoberta pelo químico ganhador do Prêmio Nobel, Dr. Henri Moissan, dentro da cratera de um meteorito que caiu no Arizona.

Por seu brilho lembrar os clássicos diamantes, ela se tornou uma ótima opção substitutiva nos anéis de noivado, por causa de sua incomparável acessibilidade.

Você pode saber sobre essa fantástica pedra e mais detalhes de sua intrigante história clicando aqui.

Além da beleza inegável dessa preciosidade, a moissanite é uma gema que exibe diversos outros benefícios. Confira a seguir!

Quais os benefícios da pedra Moissanite? 

Moissanite

Como vimos a gema moissanite é muito requisitada por quem deseja uma pedra que se assemelhe ao diamante com um valor mais baixo. Porém, apesar dessas características atrativas essa encantadora pedra preciosa ostenta outros benefícios, como: 

Mínimo impacto ambiental: 

As gemas naturais são muito raras e dificilmente são encontradas na natureza com um tamanho adequado para lapidação. Por esse motivo, as pedras utilizadas na alta joalheria são criadas em laboratório atendendo aos mais altos padrões ambientais, este acaba sendo um dos principais benefícios da Moissanite — as pedras sintéticas resultam num menor impacto na natureza.

Durabilidade:

A dureza de uma pedra interfere diretamente em sua qualidade e durabilidade, pois podem suportar melhor diferentes tipos de desgaste. Portanto, as gemas que melhor resistem à abrasão são ideais para uso diário. Essa propriedade é mensurada através da Escala de Dureza Mohs, as pedras preciosas Moissanite apresentam 9,25 nessa escala. 

Valor:

Diferentemente de outras gemas que têm seu valor alterado conforme algumas particularidades, o valor da Moissanite é considerado através do seu tamanho e ela é consideravelmente mais barata por quilate do que muitas outras pedras preciosas. 

Moissanite X Diamante 

Embora sutis, a pedra moissanite apresenta algumas diferenças do diamante. Na hora de revender joias com essa gema é importante saber essas particularidades para que não haja dúvida, da mesma maneira que tais podem ser significativos no momento da decisão final de compra da sua cliente. 

Confira um comparativo gráfico entre o Moissanite e o Diamante: 

Comparativo Moissanite X Diamante

Agora, conheça mais sobre cada característica do gráfico comparativo entre a Moissanite e o Diamante: 

Durabilidade 

Como já mencionamos, a Escala de Dureza de Mohs é utilizada para medir a capacidade das pedras preciosas em resistir às abrasões. Com base nessa escala, os diamantes recebem a máxima pontuação 10 Mohs e as pedras Moissanite são classificadas com pouquíssima diferença, 9,25 Mohs. 

Brilho 

O brilho diz respeito ao reflexo da luz no interior da pedra. Devido ao padrão diferente de lapidação o tipo de brilho dessas duas gemas é diferente. O índice de refração da moissanite é maior que um diamante natural. Ela exibe um reflexo de luz semelhante ao arco-íris enquanto o diamante apresenta reflexo de luz branca. 

Cor 

Apesar de considerarem as moissanites como incolores, dependendo da luz as gemas podem projetar um tom amarelo ou cinza. Já um diamante independente se natural ou sintético, tem a aparência branca brilhante. 

Environmental friendly 

Os moissanites são pedras preciosas ecologicamente corretas, pois são produzidos em laboratório, sem os problemas ambientais causados pela mineração. Atualmente existem alguns diamantes criados em laboratório que apresentam mínimo impacto ambiental. 

Preço 

Provavelmente a maior diferença entre ambas as pedras preciosas seja o valor. Diante do mesmo tamanho de gema, os preços dos moissanites são consideravelmente mais baixos do que os diamantes. Isso porque o valor dos moissanites variam com base no tamanho e cor (quase incolores e incolores). Já os diamantes variam o valor de acordo com a classificação na escala de 4 C’s: Corte, Clareza, Cor, Carat (quilate). 

Como uma Moissanite é selecionada? 

Enquanto os diamantes são classificados na escala de 4 C’s (Corte, Clareza, Cor, Carat), os moissanites são classificados apenas pela cor. O grau de corte e clareza é semelhante em diferentes qualidades de moissanitas. Na Alinare, oferecemos moissanitas Premium e Super Premium.  

Moissanite: perfeita alternativa para anéis de noivado

Moissanite

Apesar do diamante ser a pedra preciosa mais apreciada para anel de noivado, existem outras opções mais acessíveis e tão belas quanto.  Como é o caso da gema moissanite, além de possuir um brilho e beleza que se assemelha ao diamante, sua resistência também se aproxima, a tornando perfeita para um anel de noivado, já que é uma joia que geralmente é usada todos os dias. Bem como, a moissanite apresenta uma presença única e a garantia que sua aparência não mudará ao longo dos anos e não perderá seu brilho. 

Encantadora não é mesmo? Já imaginou revender joias com a pedra preciosa que nasceu do céu? Então clique aqui e saiba como se tornar uma revendedora Alinare. 


Confira algumas perguntas frequentes e suas respostas: 

Como diferenciar um Moissanite de um Diamante? 

A maneira mais eficaz de diferenciar a moissanite de um diamante é usar uma lupa para olhar através do topo, ou da coroa, da joia em um ângulo. Você verá duas linhas levemente borradas que indicam uma refração dupla, uma qualidade inerente da moissanite. A refração dupla é mais fácil de ver em algumas formas do que em outras. 

A moissanite perde o brilho? 

Moissanite não perderá seu brilho com o passar do tempo. A clareza e a cor da pedra não mudarão ao longo dos anos. Sujeira é o único elemento que podem inibir o brilho de um anel até que ele seja limpo. Danificar a superfície da moissanite pode inibir o brilho, como faria com qualquer pedra preciosa. 

O que é moissanite? 

Moissanite é um mineral raro, natural também conhecido como carboneto de silício, que foi descoberto pela primeira vez pelo químico ganhador do Prêmio Nobel, Dr. Henri Moissan, no local de uma enorme queda de meteorito no Arizona. Esta intrigante nova pedra foi nomeada “moissanite” em sua homenagem. 

A moissanite é durável? 

A moissanite é uma das pedras preciosas mais resistentes conhecidas, o que a torna perfeita para um anel de noivado, uma joia que geralmente é usada todos os dias. Estudos em pesquisas de alta pressão mostraram que a pedra moissanite é altamente resistente à quebra e lascamento. 

A moissanite é tão boa quanto um diamante? 

Moissanite é a única pedra preciosa que passa como diamante em um teste de ponta portátil. Se você quer uma pedra que se assemelhe a um diamante sem um preço alto, a moissanite é uma ótima opção. No final das contas, a preferência se resume ao gosto pessoal. 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.