Você sabe qual é a diferença entre zircônia e diamante? De estonteante beleza, ambas são pedras preciosas populares que são frequentemente confundidas. Apesar da semelhança do brilho e da elegância, elas têm diferenças em termos de valor, durabilidade e aparência.
Se você é uma revendedora é importante entender mais a respeito para auxiliar suas clientes no momento da compra. Por isso, nesse artigo abordaremos o que são e quais as principais diferenças entre essas duas pedras preciosas. Confira!
O que é um diamante?
O diamante é um mineral encontrado na natureza. É uma das substâncias naturais mais duras e resistentes, o que o torna altamente valorizado para joalheria. É formado a partir de carbono puro, sob condições extremas de temperatura e pressão no interior da terra — por isso são raros e é considerado uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo.
O que é uma zircônia?
A zircônia é uma pedra artificial criada em laboratório. Feita a partir do mineral zircônio, que é tratado com calor e outros produtos químicos para criar sua aparência brilhante. Devido à sua aparência semelhante, é frequentemente usada como uma alternativa ao diamante. A zircônia se tornou queridinha no mundo da joalheria, pois além do seu custo ser muito mais acessível que o do diamante, se trata de uma opção ética, visto que é livre dos danos causados pela mineração.
Quais são as diferenças entre a zircônia e o diamante?
Apesar da incrível semelhança entre essas duas pedras — tornando-as difíceis de distinguir à primeira vista — elas apresentam algumas diferenças. A seguir estão as principais diferenças entre diamantes e zircônias:
Coloração
Enquanto o diamante é encontrado somente com sua aparência incolor, as zircônias podem ser produzidas em uma variedade de cores.
Dureza
Os diamantes são a pedra mais dura conhecida pelo homem, registrando uma pontuação de 10 na escala de Mohs, que é usada para medir a dureza dos minerais. Já as zircônias são 1,5 Mohs menos duras em relação aos diamantes.
Valor
Os diamantes são altamente valorizados na indústria de joalheria e têm um preço elevado em relação a outras pedras preciosas. A zircônia, por outro lado, é uma pedra preciosa sintética e é consideravelmente mais acessível do que o diamante.
Brilho na luz ultravioleta
Uma das formas utilizadas para diferenciar as duas pedras é olhar elas sob luz ultravioleta. O diamante geralmente apresenta um brilho azulado, enquanto a zircônia não tem esse brilho.
Aparência
Os diamantes são incolores e por serem minerais naturais podem apresentar alguns pontinhos pretos em seu interior. A zircônia pode ser confeccionada livre de imperfeições e totalmente cristalina, chegando a mesma escala de transparência dos diamantes incolores. Mas quando há luz direta sobre elas — diferente dos diamantes — refletem as cores do arco-íris.
A diferença entre zircônia e diamante pode ser vista em termos de preço, composição química e propriedades físicas. Ambas apresentam estonteante beleza, elegância e encanto. Com os cuidados necessários são pedras que durarão a vida inteira. Portanto, são ótimas opções indicadas para marcar momentos especiais — como um noivado ou um casamento.
Quais pedras escolher para a sua aliança de noivado ou casamento?
Existem diversas opções de pedras para alianças de noivado ou casamento, desde as clássicas e tradicionais translúcidas às pedras com uma ampla variedade de cores disponíveis. A escolha irá depender do gosto pessoal e do orçamento do casal. Independentemente da escolha, a zircônia e o diamante trazem charme e fineza, sendo perfeitas para simbolizar o amor eterno.
O diamante é uma das pedras mais populares para alianças, sendo usada desde a antiguidade. Ele é durável, belo e com um brilho fascinante. Porém, são extremamente valiosos, o que os torna uma escolha cara para a maioria das pessoas.
Já as zircônias são uma opção mais acessível e tem se tornado cada vez mais popular para alianças de noivado ou casamento, especialmente devido à sua semelhança com o diamante. São pedras com uma ótima durabilidade, deslumbrante beleza e elegância. Mas diferenciando do diamante devido a sua produção, as zircônias são livres de imperfeições e você é ainda environmentally friendly!
Para garantir que a aliança seja durável e resistente o suficiente para durar uma vida inteira, é importante considerar a qualidade da pedra e do metal que a envolve. Portanto, é importante comprar de uma joalheria confiável e certificada, com reputação de qualidade para garantir a autenticidade e a beleza da joia.
A Alinare é referência no mercado de joias há quase 20 anos, projetando peças com design exclusivo e sofisticado. Utilizamos materiais nobres e com alta qualidade. Se você ainda não é uma revendedora Alinare, clique aqui e vamos conversar!