Já ouviu falar de storytelling e o seu poder? O storytelling é uma técnica muito utilizada pelo marketing, vendas e pela publicidade para contar histórias que envolvem.
As técnicas de contar histórias ajudam as marcas a se conectarem emocionalmente com seus clientes e com o público geral. Ajuda na criação de uma marca única e forte. Além disso, influência nas decisões de compra, pois essas histórias tocam no emocional do público.
E quando falamos de vender joias, garantir uma experiência personalizada e emocional faz toda a diferença. Nesse artigo, falaremos mais sobre o storytelling e como você, revendedora de joias, pode aproveitar dessa técnica para vender mais joias e encantar seus clientes.
O que é storytelling?
Storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias que envolvem. É uma forma de utilizar a comunicação e tem sido utilizada há muito tempo para transmitir mensagens importantes e ensinamentos.
Para exemplificar, o storytelling é utilizado em:
- contos folclóricos;
- histórias de crianças que finalizam com um ensinamento;
- narrativas em livros;
- roteiros de filmes;
- roteiros de séries de TV;
- peças teatrais.
Com o uso de personagens, enredos bem construídos, emoções e propósito, o storytelling tem a capacidade de envolver o público e mexer com suas emoções, fazendo com que simples histórias se tornem memoráveis e impactantes.
As técnicas utilizadas pelo storytelling criam emoções tão fortes no público que podem levá-los a uma compreensão profunda do tema e até mesmo a mudança de comportamento.
Além disso, o storytelling pode ajudar você a transmitir mensagens complexas de uma forma simples e compreensível. Ao criar uma narrativa para apresentar as informações, as histórias se tornam mais envolventes e memoráveis, o que facilita a compreensão do ouvinte.
Por fim, essa técnica também é uma excelente ferramenta de persuasão. Como comentamos, uma narrativa bem construída por fazer o receptor tomar ações e mudar atitudes. Muitas marcas utilizam o storytelling como uma estratégia eficaz para criar conexões emocionais com os seus clientes.
Agora, pense em campanhas publicitárias que te envolveram a ponto de refletir sobre o tema ou até mesmo te levou a ação de compra? Com certeza, ali tinha uma estrutura de comunicação e storytelling muito bem formada.
Como usar o storytelling para vender joias?
Agora que você já conhece o que é o storytelling, vamos falar como você, revendedora de joias, pode utilizá-lo para vender joias e criar uma conexão emocional com o seu público.
Quando falamos de joias, os clientes normalmente estão em busca de algo muito especial, único e com significado, seja para presentear a si ou aos outros.
O storytelling permite que você conte uma história por trás de cada joia, coleção, conjunto, etc. Aqui você pode destacar:
- o processo de fabricação;
- o contexto da coleção e o porquê ela é tão significativa;
- montar uma história do porquê presentear com aquela joia na data especial (Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc)
- contar a história da origem das gemas, como o moissanite;
- contar como é feito o design das joias e como isso as torna únicas.
Essas histórias podem cativar os clientes e despertar sua curiosidade para entrar em contato com a sua marca e saber mais sobre as joias ali presentes.
Além disso, com certeza tornará a experiência de compra memorável e especial.
Conceito das coleções
Pense em cada conceito de coleção de forma única. Elas podem ter diversas inspirações, como:
- elementos da natureza;
- sentimentos;
- cores;
- cultura;
- experiência pessoais;
- imaginação.
A história pode ser contada através do próprio design, da seleção das peças que farão parte daquela coleção, do nome das peças, da apresentação, da vitrine, da campanha de marketing, etc. O importante é criar uma narrativa coesa e que envolva o público em uma jornada emocional.
Crie histórias da sua marca
Outra forma de encantar o público e tornar sua marca ainda mais forte, é utilizar de narrativas que fortaleçam os valores da sua marca. Por exemplo, se um dos valores da sua marca é a sustentabilidade, você pode contar histórias de como as peças são produzidas de forma ética e promovendo práticas de comércio justo.
Lembre-se que é muito importante utilizar múltiplos canais de comunicação para contar e expor a sua narrativa. Isso permite que todo o seu empenho em criar uma boa narrativa com técnicas de storytelling alcance um público amplo e que contribua para o objetivo final: vender mais e encantar os clientes.
Confira mais conteúdos como esse navegando no nosso blog.