Mulher utilizando o Whatsapp para entrar em contato com a Alinare.

Dicas para tornar o Whatsapp um veículo efetivo na venda de joias

Nesse post, iremos lhe fornecer informações para você decolar na venda de joias pelo Whatsapp.

Existem diversos veículos para começar a investir na venda de joias, porém, é bem importante estabelecer quais os meios você irá utilizar para efetivar suas transações.

Serão 9 dicas para você aproveitar ao máximo esse modelo de vendas.

  1. Utilize o Whatsapp Business
  2. Tenha um catálogo
  3. Crie um cronograma de mensagens
  4. Desenvolva um padrão de atendimento
  5. Automatize processos
  6. Tenha uma comunicação objetiva
  7. Utilize gatilhos mentais na comunicação
  8. Use esse meio de comunicação para se conectar com o cliente
  9. Evite spam

1. Utilize o Whatsapp Business

Essa ferramenta criada especialmente para o contato direto entre prestador de serviço com o cliente tem alguns features que tem grande potencial de auxílio na hora de vender.

O Business lhe possibilita ter um controle automatizado de estatísticas referente ao comportamento das mensagens, incluindo:

  • Mensagens enviadas;
  • Mensagens entregues;
  • Mensagens lidas;
  • Mensagens recebidas.

Com essa análise é possível mudar o tom de voz, vocabulário, entre outros insights na hora de se comunicar para vender.

2. Tenha um catálogo

Caso seja possível, no seu nicho, tenha um catálogo dentro do próprio Whatsapp.

Essa função permite que você consiga oferecer a seus clientes um atendimento ágil e facilitado.

Você poderá expor seus produtos sem sair do aplicativo de conversa.

Forneça informações que seu cliente já está buscando, como:

  • Preço
  • Descrição
  • Especificações
  • Links, caso necessário

Veja algumas dicas de como tirar fotos de suas joias

3. Crie um cronograma de mensagens

Saiba que a periodicidade é algo muito relevante no ramo de vendas, independente da ação e setor.

Tenha um cronograma de mensagens considerando datas comemorativas para seu negócio. Também podemos considerar sazonalidades referentes a clima, dia da semana, mês. Conheça seu negócio e trabalhe em cima disso.

Isso nos leva ao próximo passo.

4. Desenvolva um padrão de atendimento

Com o intuíto de tornar o atendimento escalável, será necessário desenvolver um padrão de atendimento para as situações mais recorrentes.

Após completar o passo anterior que foi citado, você irá criar seu padrão de atendimento, com respostas prontas para as dúvidas mais frequentes.

Isso será importante para quando o fluxo de mensagens for grande.

Tenha bem estruturado:

  • Respostas prontas
  • Dúvidas frequentes
  • Tom de voz
  • Objetivo final do diálogo

5. Automatize processos

Hoje em dia existem vários softwares inteligentes que automatizam a troca de mensagem pelo Whatsapp.

Use a tecnologia ao seu favor e gaste seu precioso tempo com a inteligência da venda e deixe processos simples para a máquina.

Saiba que em determinado momento você precisará entrar em ação, pois nem sempre um serviço de automatização irá satisfazer o que o seu cliente busca, porém, toda ajuda é válida.

6. Tenha uma comunicação objetiva

Antes mesmo de tornar o Whatsapp o seu canal de vendas, tenha bem documentado os seus objetivos e passos iniciais. Um dos pontos a ser estabelecido é qual será sua comunicação. 

Esse será um dos pilares do seu negócio.

A comunicação é um ponto chave para o ramo de vendas.

Não é algo simples, ao contrário do que muitos pensam.

Caso queira ler mais sobre comunicação de vendas que funciona, leia nosso artigo sobre estratégias de argumentação para vendedoras, clicando aqui.

7. Utilize gatilhos mentais

Todo vendedor que estudou para aprimorar sua técnica de venda deve estar apto a utilizar os gatilhos mentais na hora que melhor convir.

Gatilhos mentais são técnicas de comunicação que foram criadas a partir da análise do comportamento padrão do ser humano a partir de determinadas situações.

Se interessou? Leia nosso artigo que cita 5 gatilhos mentais que você precisa saber para vender mais.

8. Use esse meio de comunicação para se conectar com o cliente

O aplicativo de comunicação mais famoso do mundo lhe confere muita praticidade.

Também utilizado para uso pessoal, anda entre uma linha tênue entre o comercial e o uso descontraído.

Use isso ao seu favor para estabelecer um vínculo com seu cliente. Nem tudo é sobre a venda em si.

Um bom atendimento pode não gerar receita instantaneamente, porém, irá lhe promover bons comentários e recomendações.

Não existe estratégia de marketing para produto/serviço sem qualidade.

9. Evite spam

E por último, a dica mais fácil de todas.

Evite spam.

Ninguém gosta de receber toneladas de mensagens automatizadas, encaminhadas por um robô.

Isso é simples mas extremamente necessário.

Dê atenção para como o seu cliente vê a sua empresa e lhe deixe à vontade para consumir o conteúdo que você oferece.

Gostou do conteúdo? Leia o nosso manual de como vender joias pela internet em 2022.