Iniciou a revenda de joias em prata, mas às vezes, quando considera um novo fornecedor, ainda tem dúvidas sobre a qualidade do material que estão lhe oferecendo?
Escrevemos esse artigo para lhe ajudar nesse ponto. Aqui você aprenderá de diversas formas a identificar se uma prata é verdadeira ou não. Esperamos que goste do conteúdo.
Como saber se a prata é verdadeira?
A prata é um material nobre e valioso, o que acaba tornando-a alvo de falsificações. Entendemos o seu receio de acabar comprando uma prata e depois de revendê-la, a cliente notar que não era prata verdadeira ou que era uma prata de baixa qualidade.
Sua reputação no mercado é uma das suas fortalezas, preze por ela.
Além das formas de identificar se a prata é realmente verdadeira — que falaremos a seguir — você também deve procurar fornecedores confiáveis que lhe provem a qualidade do seu material, mostrando que não apenas a prata é verdadeira, mas que possuem um bom atendimento e políticas de devolução em caso de defeitos.
Aprenda sobre os selos de prata
Ao se deparar com uma peça, a primeira coisa a procurar é o selo de autenticidade. Ele fica impresso na peça, geralmente em um local bem discreto, como no seu interior. Por exemplo, uma marca “925” indica que é Prata 925, ou seja, 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais.
No Brasil, encontramos Prata 925 e Prata 950.
Faça o teste do ímã
A prata não é um metal magnético, então um ímã não deve grudar em uma joia de prata autêntica. Se grudar, muito provavelmente não é prata legitima ou tem uma grande quantidade de outros metais na sua composição.
Atente-se a cor e ao brilho
A Prata 925 e a Prata 950 possuem um brilho branco frio e um tom de cinza prateado, já as pratas falsificadas podem ser brilhantes demais ou ter um fundo mais amarelado na cor.
Como saber se é prata ou aço?
Aqui, podemos utilizar os pontos mencionados acima:
- Verifique o selo de autenticidade: se for prata legitima, terá o selo garantindo o seu valor. Se for aço, não terá esse selo.
- Use um ímã: a maioria dos tipos de aço são magnéticos, o que significa que o ímã será atraído pelo objeto. Ao contrário da prata, que não é magnética.
- Cor: como falamos anteriormente, a prata tem um brilho branco frio ou um tom de cinza prateado. O aço geralmente é cinza-escuro ou prateado opaco. Porém, só pela cor, você pode confundir a prata e o aço inoxidável, já que ambos podem parecer semelhantes nesse ponto.
- Peso: a prata é mais densa e pesada do que o aço. Dessa forma, se você tiver duas peças de dimensões parecidas e uma for mais pesada que a outra, provavelmente a mais pesada é de prata.
A Alinare é referência em joias em Prata 925 no mercado brasileiro. Sempre antecipamos tendências e garantimos a qualidade dos nossos produtos. Quer entender como funciona a parceria com a Alinare? Então, entre em contato conosco.