Pular para o conteúdo

Alinare

Home » Blog » Ródio: Qual sua importância na fabricação de peças em prata?

Ródio: Qual sua importância na fabricação de peças em prata?

Compartilhar

O ródio é muito utilizado no ramo da joalheria por garantir um acabamento singular as peças, especialmente usado em joias de prata e ouro branco.

Neste artigo vamos falar sobre as características desse material, o que é o banho de ródio que as joias recebem e porque ele é tão importante para o acabamento dessas peças. Confira até o final para saber tudo sobre este metal tão famoso na joalheria.

O que é ródio? 

O ródio é um metal mais branco que a prata de lei e pode ser considerado mais raro que o ouro ou platina. Este metal foi descoberto pelo químico inglês William Hyde Wollaston em 1804.

Ele é raramente encontrado sozinho e pertence ao que chamamos de “Grupo da platina” ou “Família da platina” que é composto pela platina, o ródio, o irídio, o rutênio, o ósmio e o paládio.

Ele possui um brilho singular e é um material resistente, sendo usado em muitos objetos na indústria automotiva, iluminações e no ramo da joalheria.

O que é banho de ródio nas joias? 

Este banho é feito em peças que tenham outro metal como base, pois apesar da força deste metal, ele se tornaria quebradiço se usado sozinho. Após a peça ser confecciona em outro metal como ouro ou prata, ele recebe o banho com ródio de uma espessa camada.

Caso queira saber sobre o processo químico deste banho e seu passo a passo mais técnico, clique aqui.

Por que as joias recebem este banho? 

As joias que são banhadas em ródio tem como característica o aumento do brilho na peça e se tornam mais duráveis, pois o chapeamento em ródio não amassa, corrói ou arranha, garantindo uma camada extra de proteção para a sua joia por muito mais tempo que se mantivesse apenas o metal puro ao qual foram produzidas.

A Alinare utiliza este banho em suas peças de prata, assim como outros banhos que garantem o aumento da qualidade das peças e um aspecto singular de beleza e durabilidade. Estes banhos têm função de reter o brilho e oferecer proteção contra choques, não riscando e destacando as gemas presentes nas peças.

Antes e depois de uma peça banhada

Para exemplificar como uma peça banhada traz mais brilho a prata, preparamos este comparativo abaixo, onde conseguimos mostrar de forma visual a joia com (direita) e sem (esquerda) o banho de ródio, destacando a luminosidade que a peça recebe com o banho.

ródio

Você notou a diferença? Por isso damos preferência em trazer o banho em nossas peças, garantindo um brilho exclusivo e mais longevidade as joias que desenhamos e fabricamos.

Conheça a diferença entre o banho de ródio e o banho de ródio negro

As peças em prata podem receber diferentes tipos de banhos. Quando falamos em banho de ródio podemos nos referir ao banho de ródio que assegura um acabamento prateado brilhante, mas também ao banho de ródio negro que assegura um acabamento com pigmentação mais escura e brilhante, ou seja, a tonalidade destes dois banhos traz uma singularidade a cada peça ao qual é aplicada.

Destacamos também que ambos os banhos têm a mesma garantia e qualidade em relação a resistência e durabilidade.

Gostaria de se tornar uma revendedora Alinare e ter peças com qualidade garantida em seu portfólio? Então clique aqui e faça seu cadastro e um de nossos consultores entrará em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.